Como medir o sucesso do email marketing?
Existem várias métricas que você pode usar para medir o sucesso do seu email marketing:
Taxa de abertura: é a porcentagem de emails que foram abertos em relação ao número de emails enviados. Isso ajuda a medir o quão interessante o assunto do email foi para os destinatários.
Taxa de clique: é a porcentagem de emails que tiveram pelo menos um clique em relação ao número de emails abertos. Isso ajuda a medir a relevância do conteúdo do email.
Taxa de conversão: é a porcentagem de destinatários que realizaram uma ação desejada, como comprar um produto, se inscrever para um evento, etc., em relação ao número de emails enviados. Isso ajuda a medir o sucesso geral da campanha.
Rejeição/Marcação como spam: é a porcentagem de emails que foram marcados como spam ou rejeitados pelos destinatários em relação ao número de emails enviados. Isso ajuda a medir a qualidade da sua lista de email e se você está enviando para pessoas que não querem receber suas mensagens.
Retorno sobre investimento (ROI): é o lucro ou prejuízo obtido com a campanha de email marketing, comparando os gastos com a campanha e o valor gerado.